Na cozinha a gente precisa de praticidade e rapidez, não é?
Parece bem fácil organizar a cozinha, já que em todas as casas a lógica é a mesma. A primeira gaveta é dos talheres, panelas ficam debaixo da pia e etc.
Sim. Funciona assim na maior parte dos lares. Mas, contudo, podemos melhorar muito mais.
Nessa semana vamos falar da cozinha, cada dia um Post com uma dica diferente. Vamos acompanhar?
Hoje é quarta-feira e vamos falar da Geladeira
- Primeiro. Antes de iniciar qualquer organização na geladeira, verifique se ela está limpa! A geladeira precisa ser limpa uma vez por semana.
- Segundo. Abra a geladeira e verifique todos os alimentos ali existentes e se estão frescos ainda. Retire tudo o que não estiver em bom estado e preste atenção no espaço que fica sobrando. Com a atenção nesse espaço, você vai saber as quantidades de cada alimento que precisa comprar. Porque não adianta fazer uma compra enorme, enfiar tudo na geladeira e os alimentos estragarem por ficarem lá embaixo na gaveta, fora da visão e amassados.
- Depois disso, faça a lista de compras para a geladeira.
- Agora, vamos realmente organizar, porque não adianta tentar organizar alimentos sem essa ordem. Controle e limpeza fazem parte do processo.
- No freezer, a gente precisa tentar separar o máximo que puder. Carnes, peixes e frangos longe do sorvete e das fôrmas de gelo, elas, que de forma alguma podem ficar debaixo de qualquer alimento! Isso significa contaminação!
- Quando abrir um saquinho de pão de queijo, por exemplo, mesmo congelado ele deve ser mantido fechado! Tudo o que é aberto tem imediatamente a entrada de ar e bactérias, então, tudo deve ser fechado.
- Na geladeira, colocar os derivados de leite o mais alto possível. Eles são mais perecíveis, estragam mais rapidamente e por isso devem ficar o mais próximo possível da refrigeração mais forte.
- Quando abrir qualquer lata e tiver sobra, jogar a lata fora e guardar o resto do alimento em pote plástico ou então de vidro, o que é ainda melhor.Nunca deixar na lata!
- Panela também não combina com geladeira! Além disso, alguns estudos dizem que o contato do metal com o alimento por muito tempo, ou seja, armazenado, pode ser um dos causadores do Mal de Alzheimer.*
- Compre potes quadrados ou retangulares. Eles ajudam a organizar melhor, porque ocupam melhor os espaços dentro da geladeira, os cantos.
- Se tiver duas gavetas, separe as frutas, das verduras e legumes. Se não tiver, pode separar com uma cesta plástica pequena, dentro da gaveta ou na prateleira de cima (meça antes de comprar, para realmente caber no local).
- Ovos. Podem ficar na porta? Podem! O problema com o ovo diz respeito a como a gente manuseia. Ele pode já ter vindo rachado, então o problema não é com a geladeira. Muita gente é radical em relação a essa tese, mas olhando pelo bom senso, eu nunca ouvi alguém dizer que passou mal e que foi por causa disso. Além do mais, muitos modelos atuais de refrigeradores continuam com o local dos ovos disponível nas portas e…bem fixos, por sinal!
- O vinho deve ficar sempre deitado e, depois de aberto, também deve permanecer assim. O problema é que a gente tem medo que ele vaze! Faça o seguinte: passe filme PVC em toda a garrafa, assim a segurança e o sabor ficarão resguardados por mais tempo.
- Na porta, podem ficar os temperos, os sucos e alguns sachês, por exemplo. Tudo o que é pequeno, que fica largado numa separação, na parte da porta da geladeira, pode ficar numa caneca. Assim, a gente separa mais um pouco e fica tudo mais organizado e… Bonito!
* O Mal de Alzheimer, Doença de Alzheimer (DA) ou simplesmente Alzheimer é uma doença degenerativa atualmente incurável mas que possui tratamento. O tratamento permite melhorar a saúde, retardar o declínio cognitivo, tratar os sintomas, controlar as alterações de comportamento e proporcionar conforto e qualidade de vida ao idoso e sua família. Fonte: wikipédia
Você usa algum objeto diferente dentro da geladeira e ele te ajuda na organização? Conta pra nós?